Evangelização e Entretenimento para Jovens Cristãos e Não Cristãos.

Josué; abastecendo-se de coragem.


O cerne da coragem de Josué estava baseado num relacionamento próximo e crescente com Deus.

Ninguém passava incólume pela vida. Circunstâncias difíceis podem surgir a qualquer momento – vindas de qualquer direção. é por essa razão que, de tempos em tempos, todos nós podemos usar palavras apropriadas que nos aumentam a força e a coragem. O general Josué, comandante das forças militares de Israel durante a conquista de Canaã, recebeu incentivo de diversas fontes, inclusive do próprio Deus.

Vocês poderia pensar que um soldado profissional robusto, treinado desde a juventude para ser assistente pessoal do comandante-chefe (Êx 17:9; 24:13; Nm 11:28) não teria necessidade de ouvir palavras de ânimo. Contudo, ele precisava mais delas, e as recebeu com frequência, especialmente à medida que se aproximava o tempo de assumir a liderança da nação de Israel. Perceba quem falou as palavras de encorajamento que Josué tanto precisava ouvir:

1. Moisés costumava ajudar Josué a se animar. Em pelo menos duas ocasiões, o Senhor ordenou que Moisés ” encorajasse” seu assistente (Dt 1:38; 3:28). Assim, Moisés disse a Josué: “Não tenham medo deles, O Senhor, o seu Deus é quem lutará por vocês” (Dt 3:22). 2. Deus insistiu com Josué para que agisse com bravura com base numa confiança profunda. Num comissionamento oficial feito ao general pouco antes de Israel entrar na terra prometida, Deus disse a Josué: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1:9). 3. Os israelitas também se juntaram ao desfile de encorajamento. Depois Josué ter convocado a nação para se unir e se preparar para entrar em Canaã. o povo respondeu: “Seja forte e corajoso!” (Js 1:18).

Todo homem precisa de grandes doses tanto de força quanto de coragem, especialmente quando se prepara para enfrentar desafios assustadores. O cerne da coragem de Josué estava baseado num relacionamento próximo e crescente com Deus. Ele acompanhou Moisés até o topo do monte Sinai para receber as leis de Deus (Êx 24:13). Permaneceu no tabernáculo depois de Moisés ter se encontrado ali com Deus (Ex 33:11) O Espírito de Deus vivia em Josué (Nm 27:18), por isso ele “estava cheio do Espírito de sabedoria” (Dt 34:13).

Tudo isso fortaleceu um homem a quem Deus disse: “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Js 1:5).

Não demorou muito e o próprio Josué se tornou um homem de encorajamento. Depois de a campanha de ocupação ter começado, ele disse a seus homens: “Não tenham medo! não desanimem! Sejam fortes e corajosos ! É isso que o Senhor fará com todos os inimigos que vocês tiverem que combater” – e depois destruiu aqueles a quem Deus havia marcado para a morte” (Js 10:25-26).

Aprenda a dar e receber incentivo. Você descobrirá que isso e contagiante.

Todos precisam de encorajamento piedoso.

Compartilhe:

Artigos Relacionados: