Evangelização e Entretenimento para Jovens Cristãos e Não Cristãos.

Jacó; aquele que luta com Deus.

Se mais homens se familiarizassem com a vida de Jacó, talvez obtivessem uma perspectiva melhor daquilo de que fato envolve uma vida com Deus- tanto com altos e com baixos.

Dos lados dos pontos altos, Jacó prova que Deus gosta de muto de derramar sua graça sobre aqueles que são menos merecedores. Pense nisto: o Senhor escolheu um homem que era digno do nome lamentável que lhe fora dado ( Jacó significa “ele engana”) para construir uma nação que chamaria de sua. Deus trabalhou de maneira tão intensa e cheia de graça na vida de Jacó que esse homem finalmente mudou o rumo, trocando uma carreira de fraude por uma vida concentrada no Senhor. Por meio da linhagem de Jacó, Jesus Cristo veio ao mundo o para se tornar o Salvador da humanidade.

Do lado dos pontos baixos , Jacó nos mostra que os métodos que Deus usa para nos transformar em homens piedosos costumam causar tremenda dor . O Senhor demonstra por meio de Jacó , que ele se importa muito mais em nos transformar em pessoas que parecem com seu Filho do que em nos deixar confortáveis.

Em um dos relatos mais estranho da intervenção divina direta, Jacó lutou a noite inteira com alguém que ele considerou ser apenas um “homem” (Gn 32:24). Perto do raiar do dia esse homem ” tocou na articulação da coxa de Jacó , de forma que lhe deslocou a coxa” (32:25), deixando Jacó manco. Somente depois de o homem ter abençoado Jacó é que este percebeu qual era identidade  de seu adversários. Ele chamou o lugar daquela luta de Peniel, que significa ” face de Deus”, e disse: “Vi a Deus face a face e , todavia, minha vida foi poupada” (Gn 32:30).

Daquele tempo em diante, a vida de Jacó começou a mudar. Ele trocou gradualmente sua vida de fraude por um compromisso de buscar a Deus. Suas lutas estavam longe de acabar, mas as lutas com Deus haviam chegado ao fim .

Dado seu histórico, parece adequado que o Senhor tenha mudado o nome de Jacó para Israel (“aquele que luta com Deus “, 32:28) (32:10). Uma vida de fé é uma vida de luta – mas também é única que vale a pena viver.

 

equipe um JOVEM CRISTÃO.

Compartilhe:

Artigos Relacionados: