Evangelização e Entretenimento para Jovens Cristãos e Não Cristãos.

Como combater os 7 pecados capitais com confiança

  • #GULA    #AVAREZA    #LUXÚRIA    #IRA    #INVEJA    #PREGUIÇA   #SABEDORIA

A vida cristã é uma guerra, e um de seus inimigos mais letais pendura seu capacete dentro de seu coração.

Este inferno, inimigo interno é o pecado, que, mesmo após o novo nascimento, continua a residir em cada crente. Como seguidores de Jesus, recebemos uma missão simples em relação ao pecado: busque e destrua. Pô-lo à morte. A palavra antiga para isso é mortificação.

A época da Quaresma proporciona aos cristãos uma oportunidade anual para o auto-exame e arrependimento renovado. E isso é útil, desde que nos lembremos de que o arrependimento é na verdade o trabalho diário do crente, e que o pecado não pode ser ignorado com segurança em qualquer estação do ano.

Os sete pecados mortais

Os rostos mais famosos do pecado são os Sete Pecados Capitais: orgulho, inveja, ira, preguiça, ganância, glutonaria e luxúria. A lista é séculos de idade, encontrada com tanta frequência na literatura e cultura pop como nos manuais de teologia e devoção. Dante inspecionou esses pecados em seus passeios pelo inferno e purgatório em The Divine Comedy , Chaucer moralizou sobre eles em “The Parson’s Tale”, e Brad Pitt investigou uma série de assassinatos horríveis baseados na lista em Se7en.

Eles são os principais agentes secretos do mundo, da carne e do diabo, esse complexo malvado de poderes dispostos contra nossas almas. E embora possamos reconhecer esses pecados por seus nomes, muitas vezes somos enganados pela sutileza de seus métodos e caminhos. Como os superespias em Missão Impossível , esses pecados são mestres do disfarce, aptos a mascarar sua verdadeira natureza em charadas de inofensividade, aceitação e diversão.

A primeira pessoa a dar-nos uma lista foi um monge na tradição oriental chamado Evagrio de Pontus. Em seu tratado Sobre os Oito Pensamentos, Evagrio listou oito maus pensamentos ou “demônios” que perseguem e assediam o eremita do deserto. O trabalho de Evagrius é basicamente um catálogo de problemas e tentações enfrentados pelo monge, cada um seguido por uma longa lista de passagens bíblicas para usar na resistência.

Na geração seguinte, um dos alunos de Evagrio, chamado João Cassiano, escreveu mais extensivamente sobre os oito pecados, organizando-os em categorias de naturais e antinaturais (com que ele quis dizer aquelas que ” não podem ser consumadas sem ação corporal, como glutonaria e fornicação , “E outros que” podem ser completados sem qualquer ação corporal, como orgulho e vanglória “), e mostrando como um pecado se alimenta em outro. Mas foi Gregório Magno, aclamado por Calvino como o ” último bispo de Roma ” (que também foi o primeiro papa!), Que condensou a lista a sete, em seu tratado do século VI, Moral, sobre o Livro de Jó .

Os vários nomes e modelos para a compreensão da lista de sete dão uma ideia do seu valor. A designação mais comum, é claro, é aquela que já usei: sete pecados mortais . Eles também foram designados os pecados capitais . Capital vem da palavra latina para cabeça, caput , fonte de significado , como a cabeça de um rio. Esses pecados eram considerados pecados capitais, não porque eram os piores, mas porque eram os pecados principais, os pecados de entrada, o que Dorothy Sayers chamou de ” cabeças de que todo comportamento pecaminoso brota em última instância. . “As Sete Raízes do Pecado

O pecado como amor desordenado

Mas a tradição cristã sugere ainda uma outra maneira de pensar sobre esses pecados que é ainda mais útil, ou seja, como amores desordenados. O pecado, a partir desta perspectiva, é a confusa tentativa de garantir a felicidade para além de Deus. Agostinho escreveu sobre ” a farsa, a beleza sombria com que até mesmo o vício nos seduz “, uma vez que mesmo ” no vício lá espreita uma beleza falsa”. Agostinho incluiu numerosos exemplos de como, em todos os nossos vícios, imitamos ou buscamos bens que só podem Ser encontrado somente Deus.

Nossos pecados, em outras palavras, são todos exemplos de amores desordenados e mal dirigidos. Essa perspectiva foi desenvolvida por pensadores posteriores como Tomás de Aquino e Dante, mas também é uma janela para a categoria bíblica de idolatria, pois ídolos nas Escrituras não são meramente ou principalmente imagens de madeira e pedra, mas substitui o próprio Deus, Corações adúlteros quando abandonamos nosso Divino Amante. É por isso que o profeta Jeremias liga a idolatria com o adultério e repreende o povo de Deus por procurar satisfação em deuses menores (Jeremias 2:12-13).

CS Lewis, em uma de suas cartas, compara nossos pecados com um cão em coleira com seu dono, que tenta ir do lado errado de um posto e pega sua coleira enrolada em torno do poste. Seu mestre vê que ele não pode girar e puxa-lo de volta, a fim de levá-lo para a frente. O cão quer realmente a mesma coisa que seu proprietário: andar para a frente. Mas ele está tentando obtê-lo de uma forma que simplesmente não vai funcionar.

Assim é com nós. O desejo ” que está na raiz de todo o meu mal “, diz Lewis, ” é o desejo de felicidade completa e extática “. E é exatamente isso que Deus me fez. “Mas ele sabe, e eu não, como ele pode ser realmente e permanentemente alcançado. Ele sabe que a maioria das minhas tentativas pessoais para alcançá-lo está realmente colocando-o mais longe e mais longe do meu alcance.

Ser completamente livrado da suspeita assombrando velha – que levanta sua cabeça em cada tentação – que há algo mais do que deus. . . Algum tipo de prazer [que] ele “não aprecia” ou apenas opta por proibir, mas que [seria] um verdadeiro deleite se apenas pudéssemos obtê-lo. A coisa simplesmente não está lá. Tudo o que desejamos é o que Deus está tentando nos dar o mais rápido que pode, ou então uma imagem falsa do que ele está tentando nos dar – um quadro falso que não nos atrairia por um momento se víssemos o real Coisa . . Ele sabe o que queremos, mesmo em nossos atos mais vil: ele está ansiando para dá-lo para nós. . . Só porque ele colocou bens reais para que desejemos somos capazes de errar ao arrebatá-los de maneira gananciosa e mal direcionada. A verdade é que o mal não é uma coisa real , como Deus. É simplesmente bom  estragado . É por isso que eu digo que pode haver o bem sem o mal, mas não o mal sem o bem. Você sabe o que os biólogos querem dizer com um parasita – um animal que vive em outro animal. O mal é um parasita . Só existe porque o bem está ali para estragar e confundir ( The Collected Letters de CS Lewis , Volume II).

Estabelecendo a em Cristo para a matança do pecado

Como, então, lidamos com esses desejos desordenados, essas tentativas equivocadas de garantir felicidade através do pecado em vez de Deus? De acordo com a tradição dos reformadores, dos puritanos e dos seus herdeiros, é minha convicção que a única maneira de desmantelar os vícios e mortificar o pecado é com uma forte dose de justificação pela fé e pelo ministério do Espírito Santo que transforma o coração.

John Owen, cuja trilogia de livros sobre mortificação, tentação e pecado interior tão profundamente informado meu livro Licenciado para Matar, disse: ” Mortificação de uma auto-força, realizada por formas de auto-invenção, até o fim de uma auto- Infelizmente, esse é apenas o tipo de conselho moral dado por muitos conselheiros vivos e mortos: uma prescrição de terapia cognitiva, modificação de comportamento ou práticas religiosas que podem resultar em Superficial, mas essencialmente nos deixam a nós mesmos, com corações intocados pelo amor de Cristo e pela graça de seu Espírito.

Uma crescente compreensão do pecado como a tentativa tola e fatal de encontrar satisfação além de Deus deve provocar tristeza e esperança em nossos corações. Tristeza, quando percebemos que nossos pecados não são meros pecadilhos, mas ofensas graves contra o Amante de nossas almas. Mas a esperança, quando vemos que a sede que procuramos saciar em cisternas quebradas, é na verdade um anseio que só Deus pode satisfazer.

Mas a Escritura prescreve uma maneira melhor.

Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas que estão acima, onde está Cristo, sentado à destra de Deus. Põe as vossas mentes sobre as coisas que estão acima, não sobre as coisas que estão na terra. Porque tu morreste, ea tua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo que é sua vida aparecer, então você também aparecerá com ele em glória. Põe, portanto, a morte o que há de terrenal em ti … (Colossenses 3:1-5)

Matar o pecado não é simplesmente uma questão de exercer maior poder de vontade. Não é menos do que isso, é claro, mas é muito mais. Pois a única maneira eficaz de mortificar o pecado é recorrer aos recursos que já são nossos por meio da união com Cristo em sua morte e ressurreição. Então, com a segurança confiante da graça de Deus debaixo de nós, a sólida esperança da glória diante de nós, eo poder de seu Espírito dentro de nós, podemos entrar na briga. Não, não alcançaremos a perfeição. Mas não precisamos, pois a obediência de Cristo já é nossa. A guerra já está ganha. ” Está consumado ” (João 19-30).

E isso significa que podemos lutar com confiança, sabendo que já estamos aceitos em Cristo e que algum dia estaremos plenamente conformados à sua gloriosa imagem de uma vez por todas. E isso significa que uma mudança real é possível agora, mesmo enquanto a batalha continua. Portanto, meu amigo,

Estabelece a fé no trabalho de Cristo para matar o teu pecado. Seu sangue é o grande remédio soberano para as almas enfermas de pecado. Viva nisso, e você morrerá um conquistador; Sim, você, através da boa providência de Deus, viverá para ver sua luxúria morta a seus pés (John Owen, Superando o Pecado e a Tentação ).

 

FONTE: .crosswalk.

Compartilhe:

Artigos Relacionados: