Evangelização e Entretenimento para Jovens Cristãos e Não Cristãos.

Abraão ; o pai da fé.


Abraão se tornou o principal exemplo bíblico de um  homem que depositou todo seu futuro nas promessas do senhor.

Nenhum outro nome do antigo testamento brilha mais intensamente do que o de Abraão.

O apóstolo Paulo se referiu ao patriarca como “o pai de todos os que creem” (Rm 4:11).
Centenas de anos após sua morte, os líderes de adoração levitas o saudaram dizendo que “o coração dele era fiel” (Ne 9:8). O próprio Deus chamou de “Abraão , meu amigo”. (Is 41:8).

Quem foi esse homem que voluntariamente deixou uma vida confortável para reivindicar uma terra estranha? E por que Deus prometeu o abençoar o mundo inteiro por meio dele ?
Abraão cresceu na mesopotâmia pagã. Durante os primeiros anos de sua vida adulta , seu pai, terá ,levou Abraão (ainda chamado Abrão) e sua jovem noiva, Sara, para o oeste, rumo a canaã. Contudo, não passaram de uma cidade chamada Harã, e se estabeleceram ali, ás margens de um afluente do rio Eufrates.

Muitos anos depois, Deus chamou Abraão, na época com 75 anos de idade : “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei  “ (Gn 12:1). Abraão se levantou imediatamente e saiu, “embora não soubesse para onde estava indo” (Hb 11:8). Porque Abraão confiou em Deus e obedeceu, o Senhor lhe fez uma promessa que continua a abençoar e a moldar o mundo hoje:

“Farei de você um grande povo , e abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei os que abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.(GN 12:2-3)

A despeito da incapacidade de sua esposa de gerar filhos (Gn11:30), Deus prometeu a Abraão que seus descendentes se tornariam tão numerosos quanto as estrelas do céu noturno- e o patriarca “ creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gn 15:6). Dessa maneira ele se tornou o principal exemplo bíblico de um homem que depositou todo seu futuro nas promessas do Senhor. Nas palavras do apóstolo Paulo , Abraão estava “plenamente convencido de que Ele (Deus) era poderoso para cumprir o que havia prometido “ (Rm 4:21).

Isso o tornou perfeito ? A grande fé  que Abraão possuía evitou que ele desse um único passo fora da vontade de Deus? Longe disso. A bíblia nos fala de maneira direta, por exemplo, que o medo que ele sentiu de um governador poderoso o levou a mentir sobre a verdadeira relação que tinha com sua esposa – não apenas uma vez, mas duas (Gn 12:10-20 ; 20: 1-18).

Abraão e sua esposa também passaram por dificuldades quando Deus parecia se demorar em cumprir sua promessa. Passados dez anos sem que tivessem um filho , ambos concordaram em “dar uma mãozinha para Deus “, usando uma mãe substituta chamada Hagar. Nove meses depois , Hagar deu a luz a Ismael, o primogênito de Abraão – mas não era intenção do senhor cumprir sua promessa dessa maneira (Gn 16:1-16). Somente depois de catorze anos é que ele capacitou Sara a te rum filho , Isaque ,e, assim, finalmente nasceu o filho prometido de um homem que “reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade” (Rm 4:19).

Talvez mais do que qualquer outro personagem do Antigo Testamento, Abraão nos mostra como deve ser uma vida de fé , som os “abençoados junto com Abraão, homem de fé”
(Gl 3:9).

 

eQUIPE um jovem cristão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados: