Evangelização e Entretenimento para Jovens Cristãos e Não Cristãos.

4 Coisas que podemos aprender sobre a oração de Elias.

Elias era tão humano quanto nós, e mesmo assim, quando orava com veemência para que não chovesse, nenhum caiu durante três anos e meio! Então, quando ele orou de novo, o céu enviou chuva e a terra começou a produzir suas colheitas . Tiago 5: 17-18  Tenho lido o Antigo Testamento e encontrei as histórias de Elias. Nos últimos anos, Elijah tornou-se um dos meus personagens bíblicos favoritos. Mas ao ler as histórias de sua vida mais uma vez, comecei a refletir sobre a verdade bíblica de que Elias era um homem como nós. E, no entanto, sua vida era tão poderosa!

Elias viveu uma vida maravilhosa. Ele foi alimentado por corvos. Viu milagrosamente que o suprimento de óleo e farinha da viúva nunca acabava. Ele criou seu filho de volta à vida. E enfrentou os profetas de Baal no Monte Carmelo.

O que era sobre Elias que fez suas orações, sua vida, tão poderosa e eficaz? O que podemos aprender com a vida de Elias para ajudar nossas próprias vidas de oração?

Elias aprendeu a ser completamente dependente de Deus . Depois do primeiro confronto de Elias com o rei Acabe, Deus o enviou para o ribeiro Kerith. Ali estava Elias sentado, sem comida, sem provisões. Mas Deus viu suas necessidades. Foi ali, com tudo despojado, que Deus enviou corvos para lhe trazer comida.

Então Elias fez como o Senhor lhe disse e acamparam ao lado do ribeiro de Kerit, a leste do Jordão. Os corvos trouxeram-lhe pão e carne cada manhã e noite, e ele bebeu do ribeiro. 1 Reis 17:5-6

Elias estava escondido do malvado rei Acabe. Ele não tinha como satisfazer suas próprias necessidades. Ele estava completamente à mercê do próprio Deus, fazendo o seu melhor para obedecer. E Deus, Jeová Jireh, providenciou como somente Ele pode.

Mesmo quando o ribeiro secou, ​​Elias não precisava temer. Sua fonte de provisão secou, ​​mas a fidelidade de Deus não o fez. Ele foi para a viúva de Sarepta, completamente convencido da fidelidade de Deus para suprir suas necessidades. E, como antes, Deus fez o que somente Ele podia fazer.

Elias orou corajosamente por milagres de tamanho de Deus . Elias não falou com pequenos pedidos de Deus. Ele foi direto para grandes pedidos. Ore por uma seca na terra. Levantai o filho da viúva dos mortos. Chamar fogo do céu para consumir a oferta no Monte Carmelo.

Na hora usual para oferecer o sacrifício da tarde, Elias, o profeta, caminhou até o altar e orou: “Ó Senhor , Deus de Abraão, Isaque e Jacó, prova hoje que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo. Prove que eu fiz tudo isso a seu comando.  Imediatamente o fogo do Senhor brilhou do céu e queimou o novilho, a lenha, as pedras eo pó. Até lambeu toda a água da trincheira! 1 Reis 18:36-38

Elias era ousado. Ele perguntou com incrível fé, acreditando que Deus era capaz. Ele acreditava que Deus era fiel, que Ele respondeu orações. Ele clamou a Deus com fé suficiente para acreditar que Deus responderia até à mais audaciosa oração.

E, sem falta, Deus respondeu a essas orações audaciosas. Ele derramou Seu poder repetidamente, dando a Elias a oportunidade de proclamar a grandeza de Deus.

As orações de Elias apontaram o mundo de volta para Deus . Elias estava completamente em sintonia com Deus. Ele ouviu a voz de Javé, e andou em obediência ( 1 Reis 18:36 ). Ele orou de acordo com o que Deus lhe pediu. E suas orações apontaram o mundo de volta para Deus.

A farinha e o óleo da viúva nunca se esgotam? Um lembrete de que Deus vê nossas necessidades e fornece. Levantando o filho da viúva dos mortos? Um lembrete de que ele se preocupa com nossas mágoas mais profundas. A seca? Um lembrete de que mesmo os ventos e as tempestades estão sujeitos ao Seu controle. Ouvi-lo nas próprias palavras de Elias:

Ó Senhor , responde-me! Responde-me, para que estas pessoas saibam que tu, Senhor , és Deus  e que os trouxeste de volta a ti mesmo. ”  1 Reis 18:37 

Sim, Elias chamou fogo do céu para consumir a água e os sacrifícios não para a sua própria glória, mas para que outros saibam que Yahweh é Deus e não há outro Deus no céu ou na terra. As orações de Elias eram sobre apontar o mundo de volta para Deus.

Elijah orou fervorosamente até que ele viu a resposta .

Elias sabia que às vezes uma resposta não vem imediatamente. Ele sabia que devemos orar até vermos o avanço. E, ele foi cometido para o longo prazo.

Elijah subiu ao topo do Monte Carmelo e inclinou-se para o chão e orou com o rosto entre os joelhos. Então ele disse ao seu servo: “Vai e olha para o mar.” O servo foi e olhou, então voltou a Elias e disse, “Eu não vi nada.” Sete vezes Elias disse-lhe para ir e olhar. Finalmente, pela sétima vez, seu servo lhe disse: “Vi uma nuvem do tamanho da mão de um homem levantada do mar.” Então Elias gritou: “Depressa a Acabe e diga a ele: ‘Suba em seu carro e volte para casa . Se você não se apressar, a chuva o deterá! “E logo o céu estava negro com nuvens. Um vento pesado trouxe uma tempestade terrível, e Acabe partiu rapidamente para Jezreel. 1 Reis 18: 42b-45

Elias tinha orado a seca para a existência. Agora, era hora de a seca acabar. Ele começou a pedir ao Deus do Universo para a chuva. Não um pouco de chuva, mas chuva suficiente para saciar a sede da terra. Ele perguntou. Nenhuma resposta. Ele perguntou novamente. Ainda sem resposta. Sete vezes ele perguntou e enviou seu servo para procurar uma resposta. Ele orou esperando uma resposta.

Finalmente, depois de sete vezes, uma pequena nuvem começou a se formar. Mesmo apenas uma pequena indicação de que Deus tinha ouvido a sua oração foi suficiente. Ele sabia que uma pequena nuvem indicava que Deus estava se movendo em resposta a suas orações. E, Deus fez exatamente o que ele pediu. Ele acabou com a seca. Ele enviou chuva sobre a terra.

Elias orou até que ele recebeu uma resposta.

Como podemos aproveitar o poder de Deus? Como podemos, homens comuns como Elias, experimentar o poder de Deus movendo em resposta às nossas orações?

Confesse seus pecados uns aos outros e ore uns pelos outros para que você possa ser curado. A oração fervorosa de uma pessoa justa tem grande poder e produz resultados maravilhosos. Tiago 5:16

Devemos estar dispostos a confessar nossos pecados. Devemos admitir nossas fraquezas, nossas falhas. É em admitir nossos pecados, em ser honesto e vulnerável com os outros, que encontramos a cura. É através da oração com os outros e para os outros que nos encontramos centrados no caráter de Deus, na sua fidelidade. É através da confissão e da oração que nos posicionamos para viver vidas justas, para ver respostas às nossas orações.

Devemos orar fervorosamente. Não devemos desistir. Devemos sempre vir diante do Pai pedindo que Ele nos ouça, para responder. Devemos ter uma atitude de expectativa ( Salmo 5:3 ), acreditando que Deus é capaz e disposto a responder às nossas orações.

Devemos lembrar que é a fidelidade de Deus que estamos chamando, seu caráter. É sobre um Deus que anseia conectar-se conosco, para nos ajudar em nosso tempo de necessidade. Devemos ter fé de que Ele está disposto e capaz de fazer muito mais do que jamais poderíamos pedir ou imaginar.

Devemos lembrar que a oração é sobre pessoas comuns chamando um Deus Onipotente. Você vai se juntar a Ele.

 FONTE: IBELIEVE.

Compartilhe:

Artigos Relacionados: